domingo, 14 de agosto de 2011

Turning Point: Fall of Liberty é um jogo de tiro em primeira pessoa que sugere um desfecho diferente para a Segunda Guerra Mundial: a expansão alemã não é impedida antes de uma invasão aos Estados Unidos. Você está na pele de um mero engenheiro, que presencia a invasão da Alemanha à cidade de Nova Iorque do alto de um prédio em construção.

Além da história, o título traz novos elementos ao gênero, como a possibilidade de se segurar em bordas para evitar a queda de locais altos. O jogador também poderá matar os soldados alemães sem utilizar armas, apenas usandos as mãos vazias e os elementos do cenário. No entanto, o mecanismo de combate, no geral, é bastante semelhante aos outros FPS. Por exemplo, quando você é baleado uma barra vermelha aparece na tela, indicando de que lado veio o tiro. Para recuperar a energia, basta descansar em um local calmo por alguns segundos.

Os cenários urbanos em plena Segunda Guerra são novidade no gênero, e Turning Point os construiu de maneira bastante interessante, apresentando desde locais amplos até ruas estreitas. Apesar do título estar em estado de desenvolvimento, a qualidade gráfica é alta, assim como a taxa de quadros por segundo anunciada pelos produtores.

sábado, 13 de agosto de 2011

I am alive

Quando I Am Alive foi anunciado na conferência da Ubisoft, realizada na Electronic Entertainment Expo (E3) de 2008, pouquíssimos detalhes vieram à tona. Apenas um vídeo foi demonstrado, mas já era possível notar que estávamos presenciando um jogo promissor. Felizmente, novas informações foram reveladas e as expectativas se tornaram ainda maiores.

Basicamente, a trama de I Am Alive envolve os acontecimentos de uma Chicago devastada por um terrível terremoto. Você encarna Adam Collins, um cidadão comum que sobreviveu à destruição e busca encontrar sua namorada e outros sobreviventes para obter atenção das forças do governo.

Tudo que se tem a fazer é sobreviver em meio ao caos. Para isso, você terá de ser cauteloso, pois os itens são escassos. Até mesmo garrafas d’água são difíceis de serem encontradas, mas contam com diversas utilidades e são extremamente valiosas. Com elas, você pode curar Adam ou utilizá-las para distrair seus inimigos.

As armas também não serão encontradas com freqüência, assim como munições. Ao empunhar uma espingarda vazia de um policial, por exemplo, uma boa alternativa é utilizá-la para ameaçar seus oponentes através de diversas táticas.

Um dos maiores diferenciais em relação aos demais jogos de sobrevivência é a perspectiva de I Am Alive. Em vez da perspectiva em terceira pessoa, o game se apresenta em primeira para que o jogador encare a Mãe Natureza de maneira mais realista.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Alan wake

Alan wake é um game de survivor horror, terror.

Alan Wake, um escritor de bestsellers, não conseguia escrever nada há dois anos. Sua mulher, Alice, o levou para a pequena cidade de Bright Falls, para recuperar sua criatividade. Alan pega as chaves e o mapa de sua cabana alugada com uma mulher de véu preto que estava no lugar do dono da cabana que estava doente. Eles dirigem até uma cabana em Cauldron Lake. A medida que vão desempacotando a bagagem, Alan descobre que Alice trouxe uma máquina de escrever, com esperanças de que ele pudesse começar a escrever um novo livro. Nervoso com sua persistência, Alan sai da cabana para caminhar, e momentos depois ouve sua esposa gritar. Ele vê que alguma coisa puxou Alice para as águas do lago, e ele pula para salvá-la, mas perde a consciência ao entrar em contato com a água.

Alan acorda em um acidente com seu carro. Ele começa a fazer seu caminho de volta para a cidade, encontrando várias criaturas do folclore da cidade de Bright Falls cobertas pela escuridão que querem lhe matar; Alan descobre que a luz é a única arma que pode parar essas criaturas. Ele também se depara com uma aparição fantasmagórica de um mergulhador, que joga páginas de um manuscrito para Alan coletá-los. Alan reconhece que esse é um manuscrito seu, mas não lembra de tê-lo escrito, mas o manuscrito o avisa das criaturas vai encontrar e o que vai acontecer, assim, podendo escapar com segurança. Na cidade, Alan descobre que ficou desaparecido por uma semana desde quando pulou no lago, e ele fica ainda mais confuso quando a xerife Sarah Breaker mostra-lhe que nenhuma ilha ou cabana existiu no lago por quase 30 anos. Barry, amigo de Alan e seu agente, logo aparece na cidade para ajudar Alan com o desaparecimento de sua mulher, e o caso atraiu o interesse do agente do FBI Robert Nightingale que acredita que Alan está por trás do desaparecimento de Alice.

Um homem que se apresenta como o sequestrador diz para Alan ficar longe do FBI; e que ambos são procurados pela entidades das sombras. Alan vai até o homem, que revela que não sequestrou Alice mas que precisa alertar a Alan sobre a Presença Sombria que habita Cauldron Lake e o que está controlando as criaturas, os Taken, que o perseguem. O homem explica que essa Presença Sombria tem a habilidade de transformar a ficção em realidade, e que ela usou Alan para criar um modo de escapar do lago e que Alan tem que pará-la. A Presença Sombria, toma forma de um furacão negro, que engole o homem; Alan consegue fugir, mas cai em um lugar distante e inconsciente. Alan acorda no Alojamento de Cauldron Lake, um hospital para doentes mentais. Ele conhece dois velhos roqueiros, Os irmãos Anderson, que tem uma pista de como derrotar a Presença Sombria em sua fazenda. A Presença Sombria aparece no alojamento, mas Alan escapa com a ajuda de Barry, e eles vão para a fazenda dos Anderson. Lá, descobrem que essa mulher, Cynthia Weaver, tem uma arma que pode destruir a Presença Sombria. Os dois passam a noite na fazenda dos Anderson bebendo. Em seus sonhos, Alan relembra o que aconteceu na semana que ficou desaparecido, onde ele foi forçado pela Presença Sombria a escrever sua fuga. Porém, Alan subconscientemente, guiado pelo espírito de Thomas Zane, que foi o outro escritor que prendeu à Presença Negra, coloca elementos que lhe permitem escapar do lago, incluindo a criação do espírito de Thomas em forma de mergulhador. O acidente de carro foi resultado de sua tentativa fracassada de escapar.

Os dois são encontrados pelo Agente Nightingale na manhã seguinte, mas a Presença Sombria ataca o grupo. Alan, Barry, e Sarah escapam e vão a uma hidrelétrica abandonada onde Cynthia estava escondida. Cynthia cumprimenta o grupo e diz para Alan que na "Sala Bem Iluminada" é onde ele vai encontrar a arma para derrotar a Presença Sombria, um isqueiro chamado Clicker que Thomas colocou na história de Alan. Alan volta ao lago, e se encontra com a Presença Sombria, e usa o Clicker para derrota-lá. No entanto, Alice permanece no lago, e Alan percebe que, para manter o equilíbrio, ele terá que voltar para dentro do lago para permitir Alice escapar. Depois de Alan pular no lago, Alice emerge, voltando em segurança para terra. Nas cenas finais, Alan é visto na máquina de escrever na cabana, começando a escrever seu novo trabalho. As últimas palavras de Alan no jogo são, "Não é um lago; é um oceano…"

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

the saboteur


Saboteur é um game de ação em terceira pessoa desenvolvido pela Pandemic Studios (também responsável pelos jogos da série Star Wars: Battlefront) disponível para PlayStation 3, PC e Xbox 360. O game leva o jogador a Segunda Grande Guerra, tema constantemente abrangido pelos videogames, mas sob uma perspectiva peculiar.
No jogo, você encarna Sean Devlin, um piloto de corrida que vive uma vida calma e repleta de diversão. Mas, tudo vai por água abaixo quando os nazistas invadem a França, local onde Sean mora. O protagonista não vê motivos para escolher um lado da guerra, até que uma tragédia o atinge e ele resolve lutar em uma batalha completamente pessoal.]
O jogo adota a fórmula de mundo aberto, em que é possível explorar livremente toda a cidade. Contudo, um dos diferenciais do game é a arte gráfica. No início, a cidade é completamente colorida, mas a invasão dos nazistas deixa as coisas acinzentadas — literalmente. Os ambientes apresentados em tons de cinza indicam o domínio nazista.
Em relação à jogabilidade, Saboteur permite que os jogadores desfrutem de dois estilos de jogo diferentes. É possível agir de maneira cautelosa ou adotar um comportamento mais agressivo, dependendo do que considerar mais adequado.
Durante as batalhas, Sean pode lutar utilizando os próprios punhos, desferindo golpes fortes e fracos e até mesmo agarrões. Já nos momentos em que há tiroteio, o protagonista desfruta de um sistema de cobertura simples e eficiente. Sean também é capaz de escalar praticamente tudo, o que facilita o acesso aos locais de difícil alcance.
Além disso, você também identificará diversas estruturas famosas em Saboteur, que servem como ponto-guia durante suas missões. Existem objetivos primários e secundários, que envolvem diversas atividades diferentes e ampliam a longevidade do game.